quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Shamata (5) por Dzongsar Khyentse Rinpoche

Sempre façam sessões curtas de shamatha, especialmente aqueles que são iniciantes — curtas, mas muitas vezes. Digamos que vocês estão meditando por quinze minutos, comecem de novo pelo menos trinta vezes. Tenham um intervalo curto no meio. Lentamente podemos fazer sessões mais longas — talvez, em quinze minutos, fazemos isto quinze vezes e então temos um intervalo. E de tempos em tempos fazemos um intervalo real — caminhamos, levantamos, fazemos alguma outra coisa. Depois de um tempo, vocês podem começar a fazer sete vezes dentro deste quinze minutos. Manter isto curto é importante porque, se fizerem muito no começo, vocês estarão fartos da técnica. Somos seres humanos, não gostamos de nos aborrecer, sempre gostamos de mudar — mudar o que comemos, mudar nossas roupas. Gostamos de mudar.
Do mesmo modo, o caminho espiritual é um processo longo, precisamos ter muita paciência. Precisamos começar a gostar do caminho, então mantenham a meditação curta, e precisa, e muitas vezes. Desse modo, desenvolvemos hábitos fortes. Depois, ela se torna parte de nós, fácil de fazer. É como beber álcool — quando começamos a beber pela primeira vez, bebemos um pouco. Não bebemos duas ou três garrafas de uma vez, senão ficaremos tão doentes que nunca mais tocaríamos o álcool. Façam apenas um tempo curto, mas muitas vezes, em muitas, muitas partes diferentes. Desse modo vocês se habituarão, e isto é necessário. A meditação shamatha deve se tornar parte de sua vida, e para fazer isso vocês precisam se acostumar com ela. Para se acostumarem a ela, façam-na um pouco, durante um tempo curto, mas muitas vezes.
E durantes os intervalos também, se possível, lembrem-se que estão respirando. Sempre nos esquecemos que estamos respirando.
Também não devemos limitar a programação de meditação. Não devem limitá-la à manhã ou apenas à noite. Vocês devem fazê-la a qualquer hora, todo o tempo. A hora de praticar é sempre agora — nunca é no futuro. Nunca deixem seu shamatha como se vocês fossem fazê-la no ano que vem, ou no mês que vem, ou no fim de semana que vem. Vocês devem fazê-la agora. De qualquer modo, é apenas por cerca de quarenta e cinco segundos, especialmente para os iniciantes. Fácil, vocês podem fazer isto em qualquer lugar. Requer apenas isto, sentar-se ereto e sessões curtas. Antes de nossa mente ficar distraída, nós mesmos decidimos terminar a meditação, e isso é bom — e então começamos mais uma vez. Novamente, antes que distrações estiverem para vir, nós terminamos terminar. Nos sentiremos confortáveis com a técnica e há um sentido de vitória sobre as distrações — antes das distrações virem, já estamos lá. Então, façam sessões curtas.Geralmente, nossa prática no caminho deve ser essa. Vocês não devem realmente fazer um plano de que "Esta é minha hora de praticar" e então perder completamente a consciência no intervalo. Claro que ela ajuda muito, vocês devem reservar um certo tempo para praticar, como uma certa hora de manhã ou à noite. Mas acima disso, devemos fazer shamatha às vezes, quando quer que seja possível, por apenas um minuto. Isso não é tão difícil. E então gradualmente nós aumentaremos.

Dzongsar Jamyang Khyentse, Thubten Chökyi Gyamtso

Nenhum comentário: