terça-feira, 2 de dezembro de 2008

MEDITAÇÃO OLHANDO PARA O CÉU

Este é outro exemplo de meditação Dzogchen natural. O céu, que representa o elemento espaço, não tem forma nem cor. Ninguém pode dizer exatamente onde ele começa ou onde termina. Ele apenas é.A meditação nos conduz a uma forma de ser que está em perfeita harmonia e alinhamento com a natureza, e também com tudo e todos ao nosso redor - e com a nossa verdadeira natureza. Nesta meditação do céu, nós nos dissolvemos no infinito, tornando-nos unos com o céu.

Feche os olhos. Aquiete as mãos. Sente-se. Inspire profundamente, e expire. Mais uma vez. Relaxe. Solte. Largue tudo. Repouse naturalmente, fique à vontade.Por um instante, deixe tudo passar como ondas no mar, como nuvens no céu infinito.Simplesmente observe. Fique quieto.E saiba. Tudo está certo, aqui.Solte tudo.Solte, deixe ir embora.À vontade. Nada mais a fazer. Nada a entender, nada a realizar.Presente, simplesmente.Natural. Em casa, confortavelmente.Conheça a si mesmo.Veja as coisas como são neste momento.Inspire e expire. Profundamente, lentamente. Deixe o ar entrar, deixe o ar sair.Vá soltando tudo a cada respiração, cada vez mais.Permita que tudo se acalme naturalmente, por si mesmo.Deixe o corpo se acomodar naturalmente em seu próprio lugar, em seu próprio ritmo.Deixe a mente se acomodar naturalmente em seu próprio lugar, em seu próprio ritmo.Deixe tudo fluir naturalmente por alguns momentos.Momento a momento, um de cada vez.Respire, sorria, esteja consciente.Respire, sorria, esteja consciente.Respire, sorria, esteja consciente.Agora.Abra os olhos.Eleve o olhar.Aumente o alcance do círculo de trezentos e sessenta graus, que é a consciência total.Olhe para o céu.Olhe para o espaço, suavemente, frouxamente, sem fixar a vista.(Não é necessário forçar a visão.)O espaço, como a mente, não tem começo nem fim.Não há um lado de dentro nem de fora. Nenhuma forma, cor, tamanho ou aparência.Misture seu olhar ao espaço; funda a mente com o infinito, o espaço vazio.Dissolva-se no espaço - a consciência do espaço.Projete a respiração no espaço, seguindo a expiração - para fora, para fora, para longe.Permita que todos os pensamentos, sentimentos, sensações e emoções venham e vão livremente, todos lançados na vastidão do espaço.Olhe livremente para o espaço, para o céu aberto, para a esfera cristalina da consciência primordial.E solte, solte, solte.Expire.Inspire e expire o céu, e respirando dissolva-se no céu,seguindo a expiração. Para fora, para longe...Expire.Abra-se.Desfralde a mente búdica infinita.Deixe tudo ir embora.Permita. Solte.Largue tudo, passado e futuro,inclusive o corpo e a mente.Misture-se a este céu, lentamente,dissolva-se completamentena luminosae espaçosa alegria da meditação.

Depois de se dissolver no céu, você pode apenas ficar sentado, usufruindo o vazio infinito e luminoso. Talvez apareça um pensamento, mas agora você já sabe como observá-lo e deixar que ele venha e vá. Um sentimento pode se apresentar, mas ele também passará. Talvez sua concentração comece a diminuir. Mas você já sabe como retornar à atenção, renovando-se, observando de novo o movimento natural da respiração que entra e que sai, com atenção especial à expiração, onde tudo vai embora.

Lama Surya Das

Nenhum comentário: