sábado, 14 de março de 2009

Os Pensamentos e a Mente

















A fonte de todos os fenômenos do samsara e do nirvana
É a fonte natureza da mente vazia, luminosa,Que tudo abarca, vasta como o céu.

Quando estiver nesse estado de vastidão semelhante ao céu,
Relaxe em sua abertura, permaneça nessa mesma abertura,
Funda-se com esse estado semelhante ao céu —Naturalmente se tornará mais e mais relaxado.Excelente!

Se você se tornar realizado
Neste método de investigar a mente com a visão,
Sua realização naturalmente se tornará vasta
E, assim como o sol brilha livremente através do espaço,Sua compaixão não poderá falhar em brilhar sobre todos os seres não-realizados.


A mente, dividindo a experiência em sujeito e objeto, primeiro se identifica com o sujeito, o "eu", então com a idéia de "meu" e começa a se apegar ao "meu corpo", "minha mente" e "meu nome". Conforme nosso apego a estas três noções fica mais e mais forte, nos tornamos mais e mais preocupados exclusivamente com o nosso próprio bem-estar. Todo o nosso esforço por conforto, nossa intolerância pelas circunstâncias perturbadoras da vida, nossa preocupação com prazer e dor, riqueza e pobreza, fama e obscuridade, louvor e culpa, todos são devidos a esta idéia de um "eu".
Geralmente estamos tão obcecados com nós mesmos que dificilmente pensamos sobre o bem-estar dos outros; de fato, não estamos mais interessados nos outros do que um tigre está interessado em comer grama. Isto é completamente o oposto da visão do bodhisattva. Realmente, o ego é apenas uma fabricação do pensamento, e quando você realizar que tanto o objeto agarrado quando a mente que agarra são vazios, será fácil ver que os outros não são diferentes de si mesmo. Toda a energia que normalmente colocamos para cuidar de nós mesmos, os bodhisattvas colocam para cuidar dos outros. Se um bodhisattva vir que pular no fogo do inferno pode ajudar até mesmo um único ser, ele faz isso sem um instante de hesitação, como um cisne entrando em um lago fresco.

Dilgo Khyentse Rinpoche

Nenhum comentário: