terça-feira, 8 de setembro de 2009

Nada de especial

«A verdadeira prática (...) é muito mais voltada para enxergarmos como nos ferimos e magoamos os outros com pensamentos e atos iludidos. É enxergarmos de que maneira magoamos os outros, talvez por estarmos simplesmente tão perdidos em nossos próprios pensamentos que nem sequer conseguimos vê-los. Não acho que de fato causemos danos aos outros; é só que não vemos muito bem o que estamos fazendo. Posso saber como está indo a prática de uma pessoa vendo se seu interesse pelos outros está aumentando, interesse que vai além do que meramente EU quero, do que está ME ferindo, se como a vida é terrível, e assim por diante. Esse é o sinal de uma prática que está avançando. A prática sempre é uma batalha entre aquilo que queremos e aquilo que a vida quer.»

Joko Beck
(Nada de especial: vivendo zen, pág. 71).

Um comentário:

Cris Tarcia disse...

Ola! Sempre venho aqui no seu espaço aprender mais, sempre levo comigo uma lição, algo pra refletir durante a semana, tenho muito o que aprender ainda. Moro em Bh ainda não encontrei um lugar , alguem para receber orientação, tenho lido os livros de Thich Nhat Hanh, os varios textos nos blogs que acompanho, sei que ainda é muito pouco, mas...

Um grande abraço