sábado, 2 de outubro de 2010

Emoção genuína de um Buda

Queridos, segue um vídeo emocionante de S.S Dalai Lama dando ensinamentos sobre Bodichita. Emcionante ver a "emoção genuína do Buda da Compaixão, Chenrezig, expresso por S.S O Dalai Lama.
Abaixo do Vídeo segue uma tradução para o português feita pelo querido José, Pema Rinchen.

Amor e paz!!!!!





Sua Santidade:

... dirigir nossa mente para eles isso mostra que temos grande mérito.

Para o Lama é afortunado ter esta oportunidade de ensinar sobre bodichita. Para vocês, os discípulos, também, esta ocasião para a bodichita, a mente altruística que acalenta os outros mais que a si mesmos...

... vocês são afortunados de ouvir um ensinamento sobre ela.

Quem gera essa intenção altruísta se encontrará estabelecendo o caminho para a verdadeira felicidade. Todos nós queremos a felicidade e não queremos sofrer. Certo?

Se você desejar para a verdadeira paz e harmonia, não há nada mais que poderia pedir do que uma reflexão sobre a bodichita. Normalmente, eu acredito e até mesmo digo que, como recitado no Lama Choepa :

Você é o Guru, a Deidade Pessoal, o Anjo, o Protetor do Darma. Como eu não procuro qualquer outro refúgio que você, de agora até a minha iluminação... Por favor, ligue-me com sua compaixão nesta vida, no estado intermediário, e em todas as vidas futuras. Libere-me dos medos da existência e da paz, conceda-me todos os talentos, faça amizade comigo para sempre, e evite todos os obstáculos.

É bodichita, esse bom coração, que é tudo isso. Ela nos ajuda nesta vida e no estado intermediário. Além disso, se for capaz de manter esta mente altruísta, no momento da morte...é absolutamente certo que a próxima vida será boa. Porque?

Um renascimento ruim ocorre devido a ações negativas e estas são purificadas pela intenção altruísta. Uma excelente forma superior de renascimento tem que vir através do mérito e nada excede a intenção altruísta para ganhar mérito.

Por favor, ligue-me com sua compaixão nesta vida, no estado intermediário, e em todas as vidas futuras.

Isso nos liberta de nossa existência no samsara. Como?

Somos lançados ao redor no samsara pelo nosso apego ao ego, que destrói a nós e aos outros. Já que os Bodisatvas inteligentes são capazes de ver isso, como é que eles apreciariam o apego do ego, em qualquer medida? Por que eles deixariam o apego ao ego dominá-los?

Portanto a bodichita nos ajuda a sair do samsara. Embora a bodichita não seja cultivada apenas para o nirvana, ela acontece como um efeito colateral natural dessa prática.É só a bodichita que pode libertar-nos da paz unilateral do nirvana. Nenhum outro caminho pode fazer isto. Quanto à conceda todas bênçãos, a bodichita preenche todos nossos objetivos na vida atual e na próxima, temporária e definitivamente.

Mesmo para as nossas necessidades comuns, como dormir, cultive o espírito altruísta, e você será feliz.

Quando você estiver feliz você será mais saudável e você dormirá mais tranqüilamente,... e seu alimento terá melhor sabor, todos serão seus amigos, até mesmo os pássaros e animais. Que felicidade! Você viverá uma vida mais longa. Você pode não envelhecer prematuramente ou morrer, em última instância. Se você puder pensar na bodichita, esse bom coração, mesmo você sendo jovem, estará em harmonia com todos.

Na meia-idade você não será problemático, mas útil a todos. Se você estiver praticando bodichita, então mesmo quando você ficar velho, vai ser calmo e pacífico.

Caso contrário, se você se tornar uma daquelas pessoas idosas que sempre causam incômodos, seus filhos se queixarão. Pior ainda, os filhos poderiam pensar "Que horror! Estes velhos não morreram ainda!” Mesmo as crianças, se elas são ternas, recebem mais presentes. As crianças que estão sempre brigando ou são cruéis perdem. Elas não recebem presentes e ninguém irá cuidar delas. Se você é gentil você vai ser feliz na infância, na meia idade e na velhice. Você será feliz nesta e nas futuras vidas.

Um bom coração é uma oferenda para agradar o Buda. Desenvolva-o para que todos os Budas e Bodisatvas deleitem-se.

Certo? E nosso coração bondoso será nosso amigo para sempre, quando oramos em Lama Choepa: Por favor, seja meu amigo para sempre. É a bondade que pode evitar os obstáculos. Falei disto antes.

Até agora não encontrei pessoas querendo prejudicar-me. Se elas viessem a mim não tenho certeza se conseguiria reagir com a bodichita. Entretanto, quando estou relaxado eu penso ‘Quem são meus inimigos? Onde estão? Eu sinto pesar por eles.’

Todos seres são nossos ‘amigos’. Não deveríamos excluir os inimigos, os seres que nos impedem ou seres do mal.

3 comentários:

Paulo Celso disse...

Lindo, obrigado por compartilhar.

rosana disse...

Lágrimas e risos de Dalai Lama.
Comovente e libertador.

Grata.
Gasshô.
Rosana.

Lilih disse...

Que bom me reconhecer aqui!
Beijo Má