sexta-feira, 30 de julho de 2010

Meditação, o caminho para iluminação


O que o Buda viu foi que a ignorância sobre a nossa verdadeira natureza é a raiz de todos os tormentos do samsara, e a raiz da ignorância em si é a tendência habitual da nossa mente para a distração. Para terminar com a distração da mente era preciso acabar com o próprio samsara; a chave para isso, ele percebeu, era trazer a mente de volta à sua verdadeira natureza pela prática da meditação.

O Buda se sentou no chão em serena e humilde dignidade, com o céu sobre ele e à sua volta, como para mostrar-nos que na meditação você se senta com uma atitude mental aberta como o céu, embora permaneça presente na terra e com os pés no chão. O céu é a nossa natureza absoluta, sem barreiras e infinita, e o chão é a nossa realidade, nossa condição relativa e ordinária. A postura que assumimos quando meditamos significa que estamos ligando absoluto e relativo, céu e terra, espaço e chão, como duas asas de um pássaro, integrando a imortal natureza da mente, semelhante ao céu, e o solo da nossa natureza mortal e transitória.

A dádiva de aprender a meditar é o maior presente que você pode se dar nesta vida. Porque é apenas através da meditação que você pode empreender a jornada para descobrir sua verdadeira natureza e assim encontrar a estabilidade e a confiaça de que necessitará para viver e morrer bem. A meditação é o caminho para a iluminação.


Sogyal Rinpoche, em “O Livro Tibetano do Viver e do Morrer“

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meditação Shamata


Falaremos um pouco sobre a meditação shamatha. Penso que pode ser bom tentarmos e realmente fazermos a meditação conforme prosseguimos. Então, falarei um pouco e em seguida vocês meditarão um pouco, então falarei algo mais e vocês meditarão um pouco mais. Se fizerem isso, então saberão do que estou falando, as instruções farão mais sentido. De outro modo, talvez vocês não sejam capazes de conectar as instruções à meditação.
A técnica real é muito simples. Em geral, todos os grandes meditadores do passado aconselharam a nos sentarmos eretos quando meditarmos. Quando nos sentamos eretos, há um sentido de alerta, um sentido de importância; isto produz a atmosfera correta.
Nesta instrução específica, irei sugerir que não usemos um objeto externo. Às vezes ouvimos a instrução shamatha usando um objeto externo, como uma flor, mas aqui usaremos a tradição padrão Theravada de usar nossa a respiração como objeto. Então, nos concentramos em nossa respiração, simplesmente seguimos nossa inspiração e expiração. É isso. Nossa mente é focada na respiração, nossa postura é ereta, nossos olhos estão abertos. Vamos fazer isso por enquanto e então falaremos um pouco mais. Essa é a técnica essencial, basicamente não fazer nada.
Simplesmente nos sentamos eretos e observamos a nossa meditação. Não estamos preocupados com nossas distrações, com todos esses pensamentos que ocupam a nossa mente. Apenas sentamos. Sozinhos. Apenas por nós mesmos. Absolutamente nenhuma referência... Nós, a respiração e a concentração, isso é tudo o que temos.
Então sentamos, nos concentramos na respiração, nada mais. Então, alguns pensamentos podem vir. Quando estes pensamentos vierem, o que fazemos? Não fazemos nada. Há apenas um método aqui — um único método para aplicar a todas as ocasiões. Esse método é se concentrar na respiração, isso é tudo.Qualquer número de distrações pode ocorrer, coisas que vocês falaram ontem, filmes que assistiram na semana passada, uma conversa que acabaram de ter, coisas que precisam fazer amanhã, um pânico súbito — eu desliguei o gás esta manhã na cozinha? Coisas assim, tudo isto virá, e quando estas coisas vierem, voltem à respiração. Este é o slogan da instrução shamatha. Apenas voltem. A cada vez que percebermos que nos distraímos, nos lembramos das instruções e voltamos. Voltamos à respiração. Vamos fazer isto por algum tempo.

Dzongsar jamyang khyentse, thubten chökyi gyamtso

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Medit- AÇÃO em Salvador

Queridos,

Neste ultimo domingo (25/07) realizamos o primeiro Medit-AÇÃO em Salvador. Este evento faz parte dos sonhos de alguns integrantes do CEBB Porto Alegre, Rio De Janeiro e Salvador. Foi uma experiência maravilhosa compartilhar da nossa prática do silêncio em meio ao mundo, é muito possivel e revelador. Só desejo que este movimento cresça cada vez mais e que outros grupos em todo o país possam se encontrar para realizar esta prática.
Seguem as fotos do evento aqui em Salvador:





quinta-feira, 22 de julho de 2010

Um budista na gestão


No meio das gravatas e smartphones, o homem calmo vestindo a tradicional túnica laranja dos budistas destoava da maioria. A fala de voz baixa e palavras ditas com cuidado em nada lembra o ambiente corporativo, com sua competição, correria e tecnologia. Mas o dirigente do Centro de Estudos Budistas Caminho do Meio, lama Padma Samten, sentou-se diante das 2,5 mil pessoas e deu, no mínimo, um nó na cabeça de muita gente ao falar de física quântica, sabedorias cognitivas e meditação. E tudo isso para dizer que o futuro da gestão está nas mãos de quem conseguir enxergar o novo além do saber preestabelecido do mundo corporativo.

No final do 11º Congresso de Gestão, na Fiergs, o lama tratou de dizer que a mensagem não tem a ver com religião, mas com bom senso e lucidez. Sugeriu meditação no lugar de pilhas de relatórios, ajuda mútua em vez de competitividade voraz, alegria para o trabalho em troca de reclamações por salários. Assim, é possível humanizar a gestão das companhias, voltando-as para a felicidade das pessoas e não só para a economia do mercado.

Uma das habilidades mais mencionadas foi a capacidade de olhar para as mesmas coisas e descobrir solução nova, sem preconceitos ou fórmulas estabelecidas.

INFORME ECONÔMICO MARIA ISABEL HAMMES
ZERO HORA/ Porto Alegre

segunda-feira, 12 de julho de 2010

terça-feira, 6 de julho de 2010

Homenagem ao Dalai Lama


Queridos,

Hoje é o aniversário de 75 anos do Dalai Lama.
Junte-se às milhares de pessoas que assinaram a homenagem.
Leva alguns segundos e a homenagem será entregue a ele pessoalmente! Clique: http://www.avaaz.org/dl_orkut