sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Shamata por Dzigar Kongtrul Rinpoche



Shamatha significa um estado de calma duradoura, sem obstáculos. A mente e o corpo estão neste estado, e o corpo está descansado.

A maioria de vocês provavelmente já experimentou esse estado, então quando você pratica shamata, você sabe que não está apenas procurando por um oceano, por uma jóia que não existe. Isso é importante. O ponto desta meditação guiada é chegar ao estado de shamatha. É claro que essa meditação deve ser praticada uma e outra vez, mas desde o início, com base em sua experiência, você vai saber mais ou menos como lá chegar.

Sente-se ereto. Se você pode se sentar em uma flor de lótus completo, como o Buda sob a árvore bodhi, ou em uma flor de lótus pela metade, o que é muito bom. Mas o mais importante é manter a coluna muito ereta. Sentado em uma almofada pode ser útil. Você pode juntar as mãos sobre o colo, ou, como na linhagem Dzogchen, coloque as palmas das mãos sobre os joelhos. Mantenha seus ombros relaxados e equilibrados. Para o olhar, com os olhos parcialmente fechados, olhar para baixo cerca de dois metros a frente. Você pode respirar através de suas narinas ou boca. Sua cabeça está um pouco a baixo, com o queixo mais perto do seu pescoço. Coloque sua lingua contra as costas de seus dentes superiores ou, se isso é muito difícil, basta deixar a sua língua como ela é.

Respire com muita naturalidade. Não respirar demais, ou muito superficialmente, e não prender sua respiração.Se a respiração não é natural, é importante fazê-lo assim.

Essa é a postura física. Cada detalhe da postura é significativa. Eles ajudam a limpar a energia no corpo e acalmar a mente.

Se há tensão em seu corpo, ao invés de tentar repará-lo, traga a sua mente ali. Relaxe e deixe a tensão ir com a sua expiração. Todas as tensões do corpo são criadas pelo vento que se movimentam. Traga sua mente lá, traga sua consciência lá, e deixar a tensão ir quando você expira. Em breve, você vai perceber a tensão se foi, a menos que seja uma grande tensão. Mas mesmo uma grande tensão pode ser resolvida, se você trabalhar dessa forma, mais e mais.

Uma vez que você se senta confortávelmente em seu corpo e sentir que você está se acomodando, começam a contar suas respirações. Conte até 21, contando cada inspiração e expiração como uma só. Você pode contar com os dedos em cada joelho: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10. Faça duas séries de dez, e para o número final use o seu dedinho de novo.

Agora não se mova. Basta estar lá. Verifique se o seu espírito. Você está mais calmo? É no estado de calma permanente? Verifique o seu corpo.Está na postura de calma duradoura? Se ela ainda não está totalmente lá, você pode voltar para a contagem.

Dzigar Kongtrul Rinpoche

Um comentário:

Cris Tarcia disse...

Sinto que cada dia estou melhorando mais.
Um abraço