sexta-feira, 25 de junho de 2010

Motivação, fixação e meditação


Devemos meditar, isso é muito importante na prática do Dharma. Um mestre nyingmapa, Jigme Lingpa, afirmou que há muito mérito para uma pessoa que canta mantras por dez anos, vinte anos, etc. Mas, ele disse, se um praticante fizer um minuto de meditação claro, é muito melhor. Isto é porque, quando as pessoas cantam mantras, elas muitas vezes não penetram suas mentes. Penetram um pouco os lábios e uma língua, mas há muitas fendas. Suas mentes estão vagando em todo lugar, sobre que trabalho fazer e quais filmes assistir. Então, pensam que terminaram depois de dizer cem mantras. É por isto que a meditação é importante. É errado acreditar que a meditação é para nós; ela é para todos e é fácil de fazer. Não é complicado como mantras ou rituais, e é muito necessário aprender.
Um praticante deve meditar regularmente e se familiarizar com a prática. A meditação cria espaço e nos abre. É simples, mas também é o fundamento para todas as outras meditações que se pode aprender. Ela ajuda a reduzir a fixação a idéias e opiniões. Então, quando começarem, não estejam fechados ou com medo. Não é preciso investigar o que fazer, ou lembrar de uma visualização complicada. Apenas relaxem e não limitem a meditação a uma certa hora por dia. Por exemplo, às vezes limitamos a meditação à manhã ou à noite.
Devemos manter disciplina estrita e zelo quando meditamos, e praticar a qualquer hora. Concentrem-se na respiração; quando a mente vagar, apenas focalizem a respiração através do nariz. Mantenham-se lembrando a si mesmos, "Devo vigiar minha respiração", especialmente quando a mente começa vagar. Vocês todos podem se perguntar agora, "Uau, é tão simples, este método fácil pode reduzir toda fixação e eventualmente conduzir à iluminação? Realmente?" É fácil entender como isto é possível. Quando a água está cheia de barro e desejamos ter água clara, qual é o primeiro passo? Vocês a deixam sozinha. Todo o barro afundará e então a água clara ficará visível. Quanto mais agitarem a água, mais suja ela se tornará. Então, agora, a meta é a de reduzir a fixação, o desejo de reduzir a raiva, a paixão, a ignorância e assim por diante. Mas não há porque agitá-os! Então, suas mentes se tornarão agitadas novamente.
Tudo o que vocês fazem aqui é relaxar, sentar-se eretos e vigiar sua respiração. O praticante deixa tudo sozinho e se deixa acalmar. Mas é preciso meditar; de outro modo, vocês nunca vão saborear a experiência da meditação. Quando alguém quer que vocês se tornem alcoólatras, ela dirá a vocês, todo o dia, o quão bom é o álcool. Isto os inspira a beber um pouquinho; primeiro, queima sua garganta e estômago e lhes dá uma dor de cabeça. Depois de alguns dias, lentamente ficam viciado. Esta lógica funciona do mesmo modo com a prática do Dharma, algo totalmente oposto de se tornar um alcoólatra. Do mesmo modo aqui, estou louvando o quão benéfica é a meditação. Porém, se vocês não praticarem efetivamente a meditação, nunca entenderão qualquer coisa além do que digo.
Algumas pessoas terão um grande medo. Quando vocês são donas de casa ou empresários, sentem que "Eu não tenho tempo!" Isto é uma desculpa fraca. Tudo o que vocês têm de fazer é meditar por trinta segundos ou um mínimo de um minuto. Apenas se sentem em seu quarto ou sala, onde quer que seja, e observem sua respiração. É importante que os iniciantes saibam que nunca se deve fazer meditação por duas horas ou por um período longo; comecem lentamente. Primeiro, meditem por trinta segundos, então dêem uma caminhada. Meditem por outros trinta segundos, então tomem um banho. Se meditarem assim, ela gradualmente ficará mais fácil e mais longa.
Novamente, revertendo ao exemplo anterior, alguém que está apenas começando a se tornar um alcoólatra ficará doente se beber três garrafas. Nunca iria querer tocar álcool novamente. Ao invés disso, o iniciante bebe um pouquinho e lentamente aumenta. Pouco a pouco, torna-se um especialista. Este exemplo de novo se aplica diretamente à meditação. Comece com meio minuto e lentamente se torne um especialista. Como isto mudará sua vida? Antes, ficariam enraivecidos se alguém dissesse que vocês têm um nariz grande, mas não mais. Do mesmo modo, se alguém disser que vocês são bonitos, isto não os infla com orgulho ou os faz particularmente felizes. É assim que o praticante muda. Agora, é sua tarefa começar; minha tarefa de explicar está quase terminada.
Agora é importante, se realmente formos buddhistas, praticar adequadamente. Quando vamos a um templo ou visitamos um Rinpoche, não devemos ter apenas esta motivação inferior de curar problemas temporais como doenças. A raiz do problema tem de ser diminuída; de outra forma, o problema permanecerá. Então, vão à raiz, não aos galhos!
Este ensinamento é a melhor forma de bênção, porque estou dando a vocês a chave para se fazerem felizes. Então, concentrem-se e meditem. Como iniciantes, não abandonem ou se arrependam se a sua mente vagar muito. Apenas tragam sua concentração de volta. Quando meditarem, certos sinais podem aparecer depois de alguns meses. Vocês podem ter sonhos e sentimentos bons, ou sonhos e sentimentos ruins. Porém, não se preocupem ou nem mesmo falem sobre eles. Estas experiências são véus; se vocês correrem atrás delas, serão como peixes pulando fora de um oceano.
Às vezes, os praticantes acreditam que vigiar a respiração é um tipo errado de meditação, muito fácil e simples. Ou podemos ter recebido outros tipos de instrução. Por exemplo, se lhes foi ensinado a meditar enquanto se está de pé, então vocês pensarão que meditar sentado é errado.
Devemos seguir estas instruções de meditação e não ficarmos confuso. Meu próprio mestre, S.S. Dilgo Khyentse Rinpoche, enfatizou muito a meditação sentada. Para mim, isto significa muito, porque sou uma pessoa muito complicada; então, isto faz a prática muito mais fácil. A meditação sentada por soar simples, mas será e deve continuar na própria prática até a iluminação. É a base ou fundamento da meditação. As visualizações e todos os outros elementos podem ser adicionados à meditação sentada. A meditação sentada é apenas como o arroz, serve como a base. Então os legumes e o caril podem ser adicionados mais tarde.


Dzongsar Jamyang khyentse, Thubten Chökyi Gyamtso

3 comentários:

Anônimo disse...

Com a pratica da meditação estou melhorando cada dia mais, estou mais calma,a respiração melhorou, a noite o sono vem logo, os pensamentos estão mais claros.

Estou indo...

Um grande abraço meu amigo

Anônimo disse...

Marcio , não consegui publicar o comentario anterior com meu nome, não seu o que fiz rsrsrs

Um abraço
Ana Cristina

Marcio Bernardes (Padma Jigme) disse...

Muito bom, muito bom!!!!!