segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como praticar quando alguém continuamente rega suas sementes negativas?


Quando alguém rega suas sementes negativas é uma oportunidade para praticar. Alguns de nós pensam que seria mais fácil praticar se formos sozinhos para um retiro nas montanhas, mas se você fizer isso, não terá a oportunidade de ser desafiado. Viver com uma pessoa e as dificuldades apresentadas por essa pessoa é também uma oportunidade para a prática. Por favor, use seu tempo a sós, quando estiver sentando ou caminhando sozinho, para praticar e se preparar de forma que quando alguém vier e regar uma semente negativa, você será capaz de responder de forma mais positiva e bonita.

Se não nos prepararmos, então quando uma semente negativa for regada, sofreremos e reagiremos de uma maneira não sábia. Trazemos o sofrimento para dentro de nós e para dentro da outra pessoa também. Mas se formos plenamente conscientes e seguirmos nossa respiração enquanto fazemos nosso trabalho, estaremos praticando e nos preparando de forma que nossa plena consciência fique mais forte. Estamos trabalhando numa estratégia, de forma que quando uma semente negativa for regada, iremos respirar, sorrir, manter a calma e olhar para a outra pessoa com um sorriso.

Se formos bem sucedidos uma vez, teremos uma tremenda confiança no Dharma e na nossa prática, e teremos certeza que faremos ainda melhor na próxima vez. Daremos também uma boa impressão para a pessoa que rega as sementes negativas em nós. Se fizermos bem, então talvez em um ou dois meses, ela nos perguntará admirada, “Como você pode fazer isso?” Então será hora de compartilharmos nossa prática.

Há a questão de como continuar a prática se a outra pessoa – parceiro ou a família – não a aceita. Minha resposta é sempre essa: pratique naturalmente. Não seja capturado pelas formas na prática. Não mostre que está praticando. É possível. Por exemplo, quando você praticar meditação caminhando, pode praticar de forma natural de forma que ninguém saiba que você está praticando meditação caminhando, e mesmo assim você pode cultivar sua paz, plena consciência e alegria. Podemos chamar isso da prática da não prática.

E não seja muito ávido em compartilhar sua prática ou impor sua prática com a outra pessoa. Não fale sobre isso também. Apenas pratique de forma que você seja mais capaz de ouvir, sorrir, agir e reagir de uma forma refrescante. Se você for bem sucedido uma vez em responder de forma bonita quando suas sementes negativas forem regadas, então esse sucesso continuará e te ajudará e à outra pessoa ao mesmo tempo.

Thich Nhat Hanh

(palestra de Dharma realizada no dia 3 de junho de 1998 em Vermont)

Um comentário:

Cris Tarcia disse...

Responder com frescor quando alguem rega as nossas sementes negativas, que linda maneira de ver as coisas, tenho a mania de afastar de pessoas dificeis, e o texto fala que é uma oportunidade de praticar, responder com frescor, muito interessante. Vou pensar muito nisso.
Uma abraço e um lindo dia