sábado, 12 de junho de 2010

Neutralizar a preguiça de Meditar



A preguiça vem em diferentes formas, todas resultando em procrastinação, deixar a prática para outra hora. Às vezes, preguiça é se distrair da meditação com atividades moralmente neutras, como costurar ou pensar em como chegar a determinado endereço. Esse tipo de preguiça pode ser especialmente perniciosa porque esses pensamentos e atividades não costumam ser reconhecidos como problemas.
Outras vezes, a “preguiça” se manifesta na distração de pensar em atividades não virtuosas, como um objeto da luxúria ou a maneira de se vingar de um inimigo. Outro tipo de preguiça é o sentimento de que você não serve para a tarefa da meditação, se sentindo inferior e desencorajado: “Como alguém como eu algum dia poderia fazer isso?”. Nesse caso, você está falhando em reconhecer o grande potencial da mente humana e o poder do treinamento gradual.
Todas essas formas de preguiça envolvem desânimo em relação à meditação. Como isso pode ser superado? Contemplar as vantagens de adquirir flexibilidade mental e física irá gerar entusiasmo pela meditação e neutralizar a preguiça.
Uma vez que você desenvolva a alegria meditativa e o êxtase da flexibilidade mental e física, você será capaz de ficar em meditação por quanto tempo quiser. Nesse ponto, sua mente estará completamente treinada para que você a direcione para qualquer atividade virtuosa; todas as disfunções de corpo e mente terão sido eliminadas.

Dalai Lama

Nenhum comentário: