quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Mente e Vida"


Dharamsala, Índia, 6 de Abril de 2009 (Por Phurbu Thinley, Phayul.com)



Cientistas ocidentais e universitários se encontraram mais uma vez no Norte da cidade indiana de Dharamsala, lar de S. S o 14. Dalai Lama, para cinco dias de apresentação como parte da série de conferências "Mente e Vida".

As conferências temáticas: "Atenção, Memória e Mente: Uma sinergia da Psicologia, neurociências e as Pespectivas Contemplativas" foram iniciadas com uma palestra inaugural pelo próprio Dalai Lama. Este é o 18 encontro "Mente e Vida". A primeira reunião ocorreu em 1987.


A Mente e Vida Diálogos, mais genericamente denominado "Diálogos entre budismo e as ciências", foram iniciados através do intercâmbio entre cientistas e o moderno líder espiritual, S. S. O Dalai Lama. Nos anos seguintes se mantiveram intercâmbios regulares que levaram a formação do Mind and Life Institute (MLI).


Neste encontro o foco de discussão se concentrou sobre a fenomenologia subjetiva, operações de processamento de informação, e mecanismos neurais da atenção, memória e consciência tendo o olhar de ambas as perspectivas: científica e budista.


"Embora a relação entre atenção, memória e a mente sejam uma fascinante área de pesquisa em ciência psicológica e neurociência, estes temas são também de interesse particular para o budismo, pois é através do aperfeiçoamento da atenção contemplativa que pode se explorar as origens e as potencialidades da consciência humana, do sofrimento, e da verdadeira felicidade ", observou o MLI em sua visão nota sobre a conferência.


Chamando a conferência como um "reencontro" de amigos que se reunem por muito tempo ao longo destes últimos 20 anos, o Dalai Lama disse: "Eu acho que posso, pelo menos, fazer alguma contribuição, em primeiro lugar para o nosso conhecimento sobre como absorvemos a realidade externa , as partículas, e sobretudo o nosso mundo interior onde se encontram as nossas emoções. Eu acho que nossa discussão criará algum interesse em pessoas que normalmente não estão muito preocupados com o nosso mundo interior", o Dalai Lama afirmou, acrescentando "que esta não é, necessariamente, uma questão religiosa, precisamos conviver com nossa mente, com a consciência, com experiências e emoções, então, naturalmente, não podemos ignorar estas coisas.


Nós queremos a felicidade, e a felicidade é uma espécie de estado de espírito. Portanto, o próprio sentido da alegria é de alguma forma relacionado às emoções e a mente. Precisamos ter uma melhor consciência sobre isso ", disse o Dalai Lama.


Os trabalhos apresentados seguiram com programas de investigação científica que receberam a colaboração dos métodos de meditação contemplativa para realização da investigação científica. Um dos principais pontos de estudo dos cientistas é estudar os efeitos das práticas de meditação contemplativa e que efeitos estas práticas tem sobre o cérebro e consecutivamente o comportamento, bem como a tradução desses dados em instrumentos eficazes para beneficiar as pessoas em todas as esferas da vida.


Sua Eminência o 17 º Karmapa Gyalwang, Richard Gere, Robert Thurman estudioso budistas, autor e pai da atriz Uma Thurman de Hollywood, estão entre outros que participaram da conferência em Dharamsala.


Para mais informações sobre os diálogos "Mente e Vida" e a gama de temas explorados pelo MLI, visitem o site http://64.233.187.132/translate_c?hl=pt-BR&ie=utf-8&langpair=auto%7Cpt&u=http://www.mindandlife.org/&tbb=1&usg=ALkJrhjzSQ6JqAStBn3TjFAh7W5VWgkaVw

Nenhum comentário: