segunda-feira, 7 de junho de 2010

DESTRALHE_SE


Texto: Carlos Solano

- Bom dia, como tá a alegria? Diz dona Francisca, minha faxineira rezadeira, que acaba de chegar.*

- Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste! e ela me apertou. Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver ; oito ajudam a nos manter vivos ; 12 fazem a vida prosperar".

Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada". Já ouviu falar em toxinas da casa?

Pois são: - objetos que você não usa, roupas que você não gosta ou não usa há um ano, coisas feias, coisas quebradas, lascadas ou rachadas - velhas cartas, bilhetes, plantas mortas ou doentes, recibos/jornais/ revistas, antigos, remédios vencidos, meias velhas, furadas, - sapatos estragados.. . Ufa, que peso!

"O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca. - "Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa"!, ela diz, enquanto me ajuda a ' destralhar ' , ou liberar as tralhas da casa...

O ' destralhamento ' é a forma mais rápida de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias. Com o destralhamento: - A saúde melhora ;- A criatividade cresce ;- Os relacionamentos se aprimoram... ensina o feng shui, com a delicadeza própria das artes orientais. Para o feng shui, é comum se sentir: - cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos".

Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça": - sentir-se desorganizado, fracassado, limitado, aumento de peso, apegado ao passado... No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga ;Na entrada, restringem o fluxo da vida ;Empilhadas no chão, nos puxam para baixo ;Acima de nós, são dores de cabeça ;“Sob a cama, poluem o sono”. Então... se dona Francisca falou e o feng shui concordou... nada de moleza!

-"Oito horas, para trabalhar ; Oito horas, para descansar ; Oito horas, para se cuidar." Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se: - Por que estou guardando isso? - Será que tem a ver comigo hoje ? - O que vou sentir ao liberar isto? ...e vá fazendo pilhas separadas... - Para doar!- Para vender!- Para jogar fora! E depois de destralhar-se. .. - Jogue sal grosso nos ralos, Ponha um prato com carvão no quarto (tira os cheiros e as energias ruins) ; - Deixe um ramo de boldo em um copo d ' água para purificar. Para destralhar mais: - livre-se de barulhos, das luzes fortes, das cores berrantes, dos odores químicos, dos revestimentos sintéticos... . e também... - libere mágoas, pare de fumar, diminua o uso da carne, termine projetos inacabados.

"Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará.. Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá", Arremata o mestre Jesus, no evangelho de Tomé. "Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente" , diz a sabedoria oriental.

O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente. Dona Francisca me conta que: "as frutas nascem azedas e no pé, vão ficando docinhas com o tempo". a gente deveria de ser assim, ela diz. -"Destralhar ajuda a adocicar." Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar... "As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se encontram, ou reencontram, mesmo depois de muitos anos, a amizade é tão forte quanto sempre." (Deng Ming-Dao )

2 comentários:

TK disse...

Nossa Márcio, belo texto e concordo plenamente.
No fim de semana tive ensinamentos com a Lama Tsering que disse que a nossa casa bagunçada é reflexo da nosso mente, tb bagunçada.
Abraços

Marcio Bernardes (Padma Jigme) disse...

Saudades da Lama Tsering, nunca mais tive a oportunidade de ouvir seus ensinamentos. Obrigado pelo comentário TK.

Saúde e paz!!!!